Um mosaico para entrar na história

Um mosaico para entrar na história

por Edoo Trekker

No último mês de agosto, quando se completou seis meses da morte de Leonard Nimoy, os trekkers tiveram uma grata surpresa vinda de William Shatner. 

No primeiro dia daquele mês, Shatner, que neste momento está escrevendo uma biografia de Nimoy, tuitou um pedido de ajuda a todos os trekkers: que cada um enviasse uma selfie fazendo a saudação vulcana. Ou na expressão que ele usou: “doing the LLAP sign”.
 
Shatner não deu mais detalhes do que pretendia, apenas informou uma conta de e-mail para onde as fotos deveriam ser enviadas. Contudo, já era possível perceber de que se trataria de um tributo ao seu companheiro de jornada de cinco décadas.
 
 
Durante a semana seguinte a curiosidade foi geral, pois não havia nenhuma informação sobre como as selfies seriam utilizadas. Enquanto isto, o pedido de ajuda de Shatner já havia sido retuitado mais de 3 mil vezes. 
 
Somente no dia 9 de agosto é que Shatner voltou ao twitter e informou finalmente o uso que fez das fotos: um mosaico, composto por mais de 6 mil fotografias de trekkers do mundo todo “fazendo o LLAP” e formando a clássica imagem de Spock durante a saudação vulcana. 
 
 
Uau!
 
Foi algo absolutamente emocionante. Sobretudo para aqueles que enviaram suas selfies e agora estavam curiosos para se verem no mosaico. Mas aí havia um pequeno problema: Shatner não postou o resultado final em HD, não sendo possível desta forma que cada um dos “colaboradores” pudesse se localizar no mosaico. Não demorou muito e todos que seguem Shatner no twitter - e que haviam enviados suas selfies - começaram a pedir pela versão em HD. Shatner desconversou e não deu maiores informações se esta seria uma possibilidade concreta. 
 
Eis que alguns dias depois, mais precisamente em 14 de agosto, um sábado, Shatner novamente tuíta uma boa notícia: o mosaico teria uma versão impressa, na qual todos poderiam se localizar, a ser publicada pelo jornal The Guardian em sua edição dominical. 
 
 
Uau! De novo, felicidade geral em todos os quadrantes da galáxia! 
 
Mas ainda havia um problema: e os trekkers das outras partes do mundo, como poderiam conseguir um exemplar do jornal, que é publicado no Reino Unido?
    
Shatner apresentou uma solução: procurar um amigo inglês e o convencer a enviar um exemplar do jornal. Para isso sugeriu que se usasse a hashtag #LLAPGuardian. A movimentação no twitter e no facebook foi imediata. 
 
    
 
Nesse momento enviei um tuíte para Shatner, dizendo que eu estava no Brasil e gostaria de conseguir um exemplar. E ele RETUITOU! Foi incrível ter um retorno do idolo que eu assistia nos finais de tarde dos anos 90 na Sessão Espacial da extinta TV Manchete. Simplesmente incrível.
 
Muitos trekkers britânicos foram solícitos e ofereceram comprar alguns exemplares do jornal no dia seguinte e providenciar o envio. Eu mesmo fiz contato com um trekker muito gente boa, chamado Mart, que me enviou um exemplar no dia 19 de agosto, mas que não chegou até agora. Espero que os Correios não o tenham extraviado…
 
 
De qualquer forma, muitas pessoas não conseguiram um exemplar. Então outra movimentação foi iniciada no twitter: aqueles que estivessem com o jornal em mãos poderiam fotografá-lo, a fim de que os trekkers participantes do tributo pudessem localizar suas fotos. 
    
E foi assim que consegui me encontrar, graças a um casal simpático de ingleses que fotografou o mosaico em 15 partes e postou no Google Photos.
 
 
A ideia de William Shatner foi maravilhosa. Ao realizar este mosaico com fotos de milhares de trekkers anônimos do mundo inteiro ele deu a oportunidade para que estas pessoas, que amam Star Trek, pudessem participar da sua história. Daqui a muitas décadas, quando as novas gerações de trekkers estiverem comentando este mosaico em homenagem a Leonard Nimoy, nós também estaremos lá, representados por nossas fotos, ainda demonstrando nosso amor por Jornada nas Estrelas. 
 
Enfim, um mosaico para entrar na história e para colocar na história de Star Trek muitos de seus fãs.